Publicado há 5 meses • 2 min para ler

Proteína ideal para pets com Insuficiência Renal

A Insuficiência Renal é uma patologia caracterizada pela perda parcial ou total da função renal. Esta perda da função renal leva ao aparecimento das crises urêmicas, que acontecem devido a altas concentrações de compostos nitrogenados tóxicos ao organismo (ureia, creatinina e ácido úrico) na corrente sanguínea.

A utilização de cetoanálogos tem sido proposta no tratamento da insuficiência renal. Estudos demonstram que após a utilização destes ativos em cães com Insuficiência Renal Crônica, os níveis séricos de ureia e creatinina diminuíram consideravelmente.

Os cetoanálogos são α-cetoácidos de aminoácidos isentos do grupo amina. Esses compostos captam o nitrogênio da circulação e transformam em aminoácidos correspondentes. Dessa forma os cetoanálogos fornecem aminoácidos de alto valor biológico, permitindo dietas com menores teores de proteínas, além de diminuírem os teores de ureia sérica.

As proteínas são compostas por aminoácidos, elas participam da síntese de DNA, produção de hormônios, coagulação sanguínea, componentes imunológicos, componente de ossos, pele e pelos entre outras funções.

Os aminoácidos são classificados como essenciais e não essenciais. Os essenciais não são sintetizados pelo organismo, sendo necessário ingeri-los através da alimentação. Os não essenciais são sintetizados pelo organismo. Os cães possuem 10 aminoácidos considerados essenciais e os gatos 11.

O fornecimento desses aminoácidos deve vir da ingestão de proteínas de alta qualidade, mas em algumas doenças, como a Insuficiência Renal e algumas doenças hepáticas, é necessário reduzir a quantidade de proteína da dieta. Essa redução da proteína na dieta causa uma deficiência de aminoácidos, sendo necessária a suplementação a parte e aqui entram o cetoanálogos.

Se o seu amigo peludo sofre com Insuficiência Renal ele pode ter uma melhora na qualidade de vida com o uso dos cetoanálogos. Procure seu veterinário de confiança e saiba mais sobre esta forma de suplementação nutricional proteica.


  • Compartilhe:
Inscreva-se em nosso informativo e receba novidades todas as semanas sobre nossos produtos.
Open chat
Como podemos te ajudar?