Publicado há 11 meses • 2 min para ler

O que você precisa saber sobre dermatologia veterinária

Um profissional especializado garante a qualidade de vida do seu pet. Aprenda a identificar a hora certa de levar seu animal a esse profissional.

A medicina veterinária vem evoluindo dia após dia, assim como a medicina humana onde temos médicos cada vez mais especializados. Cães e gatos fazem parte do que chamamos de família multiespécie e nossos filhos peludos não poderiam ficar para trás. Sendo assim, para resolver casos mais delicados, a exigência por profissionais especializados aumentou. Temos diversas áreas de atuação dentro da clínica geral, tais como: dermatologia, cardiologia, endocrinologia, anestesiologia, nefrologia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, dentre outras. De acordo com o problema apresentado há um profissional para te dar suporte.

Na dermatologia cuidamos da pele, pelos, unhas e ouvidos, deixando-os saudáveis. Existem várias doenças que afetam diretamente ou indiretamente a pele, ou seja, ela pode ser o problema ou apenas uma forma de transparecer que lá dentro algo não está bem. Através de toda a investigação clinica feita pelo veterinário especializado em dermatologia, chegamos ao diagnóstico e consequentemente ao tratamento, afinal, sem diagnostico = sem tratamento!

Com o diagnostico definido temos o caminho correto a seguir e através dos cuidados indicados conseguimos estabilizar o paciente. Mas calma, é apenas o começo da jornada, alguns pacientes precisam de ajustes durante o tratamento. A comunicação com o medico veterinário responsável é fundamental e deve ser feita de forma sincera e sem rodeios. Mentir ou omitir informações sobre a rotina do pet pode fazer com que ocorram mudanças desnecessárias no protocolo, e grande parte das doenças demandam cuidados constantes.

Mas quando devo levar meu pet ao dermatologista? Quando apresentar alterações na pele tais como mau cheiro, lambeduras excessivas, vermelhidão, feridas, queda de pelo, secreção, mudança na espessura ou cor da pele, alteração em ouvidos, unhas, além de coceiras, feridas e irritações. 

Nossos pets merecem o melhor que temos a oferecer, e cuidar vai muito além de oferecer uma ração de qualidade ou fornecer um petisco. É preciso inspeção diária, cuidado com medicamentos preventivos, banhos e higiene.


  • Compartilhe:
Inscreva-se em nosso informativo e receba novidades todas as semanas sobre nossos produtos.
Open chat
Como podemos te ajudar?