Publicado há 7 meses • 2 min para ler

Benefícios da suplementação de ômega 3 (EPA/DHA) em cães e gatos

O ômega 3 é um poderoso suplemento que podemos adicionar na alimentação dos nossos pets e que traz inúmeros benefícios.

Os ácidos EPA e DHA presentes no ômega 3 são percursores de moléculas responsáveis por controlar reações importantes no organismo, como inflamação, imunidade, pressão arterial e circulação sanguínea, além de serem importantes componentes da retina e cérebro.

A conversão de EPA e DHA a partir de outros ácidos graxos, como alfa-linolênico (ALA), presente em alguns óleos vegetais, é muito baixa no organismo de cães (<10%) e quase nenhuma em gatos, devido a pequena quantidade da enzima hepática ∆-6-desaturase. Por isso a necessidade de suplementar ômega 3 que já contenha EPA e DHA tanto em cães como em gatos.

A maioria dos benefícios da suplementação com ômega 3 ocorre após alcançar um pico de concentração no plasma e nos tecidos. As concentrações plasmáticas aumentam significativamente após uma semana de uso, mas são necessárias 4 a 6 semanas para atingir o pico. Por isso a necessidade de fazer uso continuo do ômega 3 na dieta.

A dose de ômega 3 necessária pode variar dependendo da doença, mas em doses de manutenção para animais saudáveis é comum a proporção de 1,5 de EPA para 1 de DHA.

Os principais benefícios da utilização de ômega 3 na alimentação de cães e gatos são:

• Controle de processos inflamatórios, sendo importante em animais alérgicos.
  • Melhora função cardíaca e renal.
  • Doenças articulares, diminui a dor e claudicação.
  • Diminui crises epiléticas.
  • Prevenção e auxilio no tratamento de câncer.
  • Diminui caquexia em animais com doença renal, cardíaca e neoplasias.
  • Controle de triglicerídeos e colesterol.
  • Melhora função cognitiva.
  • Importante para o crescimento de filhotes.

Os benefícios da suplementação de ômega 3 são inúmeros e podem ser utilizados tanto em animais saudáveis como em animais com alguma doença associada. Sempre importante consultar seu Médico Veterinário ou procurar um Nutrólogo Veterinário para prescrever a dose correta e ideal para o caso do seu animalzinho.

Inscreva-se em nosso informativo e receba novidades todas as semanas sobre nossos produtos.
Como podemos te ajudar?