Endometriose e Infertilidade
A Endometriose é uma doença que acomete algumas mulheres em idade reprodutiva e 30 a 40% delas terão dificuldade para gerar uma gravidez.
O motivo dessa relação ENDOMETRIOSE x INFERTILIDADE envolve duas questões:
Primeiramente, a endometriose é uma inflamação e esse processo da inflamação que envolve a doença pode trazer dificuldades para algumas mulheres engravidarem.
A segunda é que se trata de situação de maior gravidade, a doença pode causar alterações na estrutura pélvica, por exemplo: trompas uterinas e nos ovários, distorções que reduzem as chances de uma possível gestação.
Como diagnosticar a influência da Endometriose na Infertilidade?
Em cada mulher pode agir de uma forma distinta. O diagnóstico é baseado nos relatos da paciente ao seu ginecologista. Sintomas como menstruação anormal, dolorosa, intensa, irregular ou sangramento pela vagina, fortes dores no fundo da vagina durante a relação sexual, dor pélvica fora do período menstrual ou alterações intestinais e urinárias. A descrição e o exame físico são fundamentais para o direcionamento do diagnóstico da Endometriose e a correlação com a dificuldade de engravidar.
Há dois exames de imagens eficientes: a ultrassonografia pélvica transvaginal, feita com preparo intestinal para identificação de foco de Endometriose e também a ressonância magnética pélvica, que em casos específicos requer a vídeo laparoscopia.
Como podemos tratar a Endometriose?
Pode ser tratada de três formas: clínica (com medicamentos hormonais), cirúrgico e também, com técnica de reprodução assistida para fertilização IN VITRO.
Em casos de sintomas, procure um profissional especializado!
Deixe um comentário